Porque Luke é mais forte que Jessica (politicamente)

O novo herói da parceria Netflix-Marvel chegou “causando” em setembro na Netflix. As primeiras impressões, depois da euforia (há rumores de que congestionou o serviço do Netflix em alguns países europeus), foram de uma série muito bem feita, com padrões de excelência quanto à fotografia e trilha-sonora, cujo único pecado seria a dinâmica do roteiro, nada de novo quanto às séries desta parceria.

Entretanto, após a enxurrada de elogios sem críticas mais contundentes, todo mundo começou a fazer seu próprio pódio entre as três séries (Luke Cage, Jéssica Jones e Demolidor), e adivinha qual série majoritariamente ficou em último? Pois é, a mais recente série. Embora pessoalmente não tenha muita familiaridade com os quadrinhos dos 3, é de conhecimento dos mais especialistas que, de longe, Luke Cage é o que mais se aproxima dos quadrinhos seja pela aparência do ator (Mike Colter está a encarnação do próprio personagem), seja pela personalidade e falas ou mesmo pela arte/fotografia. Então se Luke Cage tem a melhor fotografia dos três e tem os mesmos defeitos que Jéssica e Demolidor, o que o faz tão impopular?

Colocar a responsabilidade no racismo não responde diretamente o problema, embora seja sintomático. A cultura negra norte-americana é exaltada ao máximo durante a série, e considero a maior virtude dos produtores. Cada detalhe foi pensado para refletir aquele clima de racismo ~velado~ atemporal do país, de forma muito menos sutil que o feminismo colocado em Jéssica Jones. Para aqueles que aida não terminaram a série (como eu), basta atentar-se ao pequeno monólogo de Luke sobre a palavra “nigger” no final do primeiro episódio. É de se aplaudir de pé.

O que chamam de pecado em Luke nesta temporada é ser mais político do que showman, ou como recentemente tenho usado de exemplo, ser mais “Dr. King” e menos “Malcolm X”. Com sua força indestrutível, seria de se esperar que Luke matasse o vilão já no terceiro episódio ou, pelo menos, uma boa surra, ao invés de tentar tramar todo um esquema de vingança. Mas essa não é a mensagem que ele quer passar, e se assim fosse, divergiria demais dos quadrinhos. Ponto para o Demolidor, que consegui na segunda temporada dividir-se em duas histórias quase distintas, embora paralelas, e ainda mostrar muita porrada.

Entre O Demolidor e Luke Cage, deixo em aberto qual deles seria o melhore, embora o primeiro tenha a vantagem de estar na terceira temporada e contar com dois outros “heróis” em sua segunda parte, e por isso não consigo julgar quem seria meu #1. Mas confesso que, talvez por dialogar tanto com minha vivência nas relações raciais, Cage para mim é muito superior à Jessica. Até mesmo pela causa que defendem: embora Jessica traga a necessidade de discutir o feminismo à tona, é perceptível a necessidade de resgatarmos o orgulho e a cultura negra que é colocada  em Luke Cage.

E antes que feministas me linchem: não desmereço nenhuma das causas. Mas como negra e feminista, acredito que estamos bem encaminhadas com Jessica, com muita atenção à série, ao contrário de Misty Night, por exemplo. Misty, que é uma deusa, uma louca, uma feiticeira, ela é demais. Quantas mulheres negras empoderadas estas séries apresentam? Apenas Luke. E Misty, minha única opção de cosplay entre estas séries, me representa. Eu me vejo nela, assim como muitas garotas em potencial.

Sendo este ser político que sou, defendo que precisamos de mais Luke do que de Jessica neste momento. Sei que, até pelo tom (ou, como disse um amigo, a ‘hiperssexualização’ Mike Colter que está um pedaço de pão), sou suspeita pela preferência, mas acho mesmo que essa garotada precisa entender mais da cultura e beleza negra ao invés de só repetir que #BlackLivesMatter, quando repetem. E que bom que os produtores sabem disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s